Pinguim-Macaroni

 

O pinguim-macaroni ou pinguim-de-testa-amarela (Eudyptes chrysolophus) é uma das seis espéciesnota de pinguim do género Eudyptes. É um parente muito próximo do pinguim-real, considerado por alguns cientistas como sendo a mesma espécie.

 

Descrição

Não existe dimorfismo sexual, como é hábito nos pinguins, apesar de os machos serem ligeiramente maiores. Os adultos medem 70 cm de altura.

O peso varia com o sexo e conforme a época do ano. Os machos pesam 3,3 kg depois da incubação e 6,4 kg depois da muda de penas, enquanto as fêmeas pesam 3,2 e 5,7 respectivamente.

A cabeça, o pescoço e o dorso são pretos enquanto a barriga é branca. A pelagem preta é azulada quando nova e acastanhada quando velha. As asas são pretas-azuladas na superfície superior, com uma risca branca na parte posterior, e brancas na superfície inferior, à exceção da ponta e da axila. A crista, característica mais distintiva da espécie, cresce a partir da testa e prolonga-se horizontalmente até à nuca.

O bico é grande e laranja-acastanhado e é usado para distinguir os sexos, pois os machos possuem um bico mais longo, com 6,1 cm em comparação com os 5,4 cm das fêmeas. A íris é vermelha. Tem uma prega de pele sem penas que se estende desde a base do bico até perto da parte inferior dos olhos. As pernas e patas são cor-de-rosa.

A muda, o processo em que se substituem as penas antigas por novas, ocorre uma vez por ano e demora de três a quatro semanas. Os pinguins-macaroni gastam duas semanas a acumular gordura antes da muda pois como perdem as penas não podem entrar na água para se alimentarem. Assim que esta acaba eles voltam para o mar e regressam às colónias para acasalar na Primavera.

 

Distribuição e habitat

Um estudo de 1993 estimou que o pinguim-macaroni era a espécie mais abundante de pinguim, com um mínimo de 11,841,600 pares distribuídos por todo o território, que abrangia uma área com pelo menos 216 colónias desde a região subantártica até à península Antártica.Na América do Sul, estes pinguins podem ser encontrados no Chile, nas Ilhas Malvinas, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, e Ilhas Órcades do Sul. Na Antártida e na sua península, podem ser encontrados nas Ilhas Shetland do Sul, na Ilha Bouvet, nas Ilhas do Príncipe Eduardos, nas Ilhas Crozet, nas Ilhas Kerguelen e nas Ilha Heard e Ilhas McDonald.17 Quando andam à caça podem ir para o Norte até à Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Ilha de Tristão da Cunha, e África do Sul.18 As suas colónias podem ser formadas em encostas com declives acentuados ou mesmo em penhascos rochosos.

 

Predadores

Os predadores do Pinguim Macaroni consistem em aves e mamíferos aquáticos, embora não tenham um impacto significativo no número de animais das colónias. A foca-leopardo e a orca são os principais predadores dos pinguins adultos enquanto que os ovos são atacados pelos mandriões, pela pomba-antártica e pelo gaivotão. Os petreis por vezes também caçam as crias.

Estado de Conservação

Apesar da população de pinguins-macaroni ser estimada em 18 milhões de indivíduos, um forte declínio tem sido registado em algumas localizações. Isto inclui uma redução de 50% na população da Geórgia do Sul entre meados das décadas de 1970 e 1990, e o desaparecimento da espécie na ilha Recalada, no Chile. Este declínio da espécie nos últimos 30 anos pode ser devido ao impacto da pesca comercial, aquecimento global e poluição marinha e resultou na atribuição da classificação Vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN. Programas de monitorização de longo curso estão a ser realizados num grande número de colónias e várias ilhas que apresentam uma população reprodutiva são agora reservas protegidas. A ilha Heard e as ilhas McDonald fazem parte do Património Mundial devido às colónias de pinguins-macaroni. Um estudo de 2008 sugere que as habilidades reprodutoras das fêmeas podem ser afectadas por alterações climáticas e pela redução na densidade de krill devido à pesca excessiva.

 


Galeria de Fotos: Pinguim-Macaroni

/album/galeria-de-fotos-pinguim-macaroni/a220px-gorfou-macaroni-jpg1/

—————

/album/galeria-de-fotos-pinguim-macaroni/a488px-macaroni-js-1-jpg/

—————

/album/galeria-de-fotos-pinguim-macaroni/a499px-royalpenguins2-jpg/

—————

/album/galeria-de-fotos-pinguim-macaroni/a800px-falkland-islands-penguins-88-jpg/

—————

—————